Em Quissamã, gestores das escolas de tempo integral se reuniram nesta semana para discutir o planejamento para o próximo ano. As partes também aproveitaram a oportunidade para debater estratégias que possam acrescentar para a melhoria da qualidade do ensino e principalmente em ações desenvolvam as habilidades dos estudantes.
O secretário de Educação, José Henrique Abreu, conduziu o encontro que contou também com a participação da subsecretário Emanuelle Souza. Participaram ainda as coordenadoras de Gestão Pedagógica, Verônica Carvalho e Jéssica Bernardo, além de diretores das quatro escolas que integram o programa: E.M. Quilombola Felizarda Maria da Conceição de Azevedo, E.M. Ignácio Hugo de Souza, E.M. Professora Maria Ilka de Queirós e Almeida e E.M. Carlos Roberto Cruz Filippino.
A reunião serviu também para ouvir as equipes, alinhar expectativas e construir, juntos, um modelo pedagógico mais atrativo e eficiente para o próximo período letivo. As propostas apresentadas incluíram oficinas que estimulam o protagonismo dos alunos, ampliam repertórios e tornam o aprendizado mais dinâmico, criativo e próximo da realidade dos estudantes.
“A Educação Integral vai além de ampliar o tempo na escola. Ela busca melhorar a qualidade da experiência pedagógica. Para isso, precisamos ouvir nossos gestores, entender suas perspectivas e planejar juntos. As oficinas propostas são um passo importante para tornar a aprendizagem mais significativa. O alinhamento com coordenadores e diretores é essencial, porque são eles que transformam essas ideias em práticas reais na vida dos alunos”, afirmou.
