Curso de Letramento Racial é realizado no Quilombo de Machadinha, em Quissamã

Em alusão ao Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial, a Prefeitura de Quissamã, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e da Coordenadoria Especial de Políticas para a Igualdade Racial, realizou nesta quinta-feira (3) o curso de Letramento Racial na Escola Municipal Felizarda Maria da Conceição Azevedo, situada no Quilombo de Machadinha.

A atividade foi conduzida pela especialista e CEO da Diversia Consultoria, Yaisa N’Zinga, e se propôs a ser um espaço de diálogo, escuta e construção coletiva. Com foco na promoção de uma sociedade mais justa, inclusiva e antirracista, o curso reforçou a importância da educação para o enfrentamento das desigualdades raciais e o fortalecimento da cidadania.

“Letramento racial é uma jornada de consciência. Não se trata apenas de reconhecer o racismo, mas de aprender a enfrentá-lo com coragem, empatia e ações concretas”, destacou Yaisa.

“A promoção do letramento racial é um pilar fundamental para a construção de uma sociedade igualitária. Realizar essa atividade em um espaço de grande representatividade como o Quilombo de Machadinha reforça nosso compromisso com o combate à discriminação e a valorização da diversidade”, afirmou o secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Lucas Pacheco.

O encontro contou ainda com a presença do diretor administrativo da unidade escolar, Allan Alves; da coordenadora de Políticas para a Igualdade Racial de Quissamã, Janaína Pessanha; da secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial de Macaé, Ingrid Aprígio; da subsecretária Sheila Juvêncio; de representantes da Associação dos Remanescentes do Quilombo de Machadinha; além de membros da comunidade escolar.

“A escola é um espaço essencial para o despertar de consciências e o enfrentamento das desigualdades históricas. Discutir identidade racial e valorizar a cultura afro-brasileira é urgente e necessário”, afirmou Janaína Pessanha.

Sair da versão mobile