Quissamã vai promover campanha de conscientização e combate à tuberculose

Já pensando no Dia Mundial de Luta Contra a Tuberculose (comemorado no dia 24 de março) a Prefeitura de Quissamã elaborou uma série de ações para incentivar a conscientização e o combate à doença. A iniciativa está sendo tocada pela Secretaria de Saúde e será conduzida pela Coordenação de Ações Programáticas, em parceria com a Coordenação do Programa de Tuberculose e Hanseníase. As atividades informativas serão realizadas nas salas de espera das Unidades de Saúde da Família (USFs) do município.

Um dos principais objetivos da campanha é incentivar o diagnóstico precoce e focar no tratamento. Pacientes que estiverem com suspeita de tuberculose serão encaminhados a um especialista. E caso a doença seja confirmada, o paciente será encaminhado para o tratamento adequado.

A enfermeira responsável pelo Programa Municipal de Hanseníase e Tuberculose, Ruth Méia Nunes, destacou que, na rede municipal de Saúde, o atendimento ao paciente envolve desde a busca ativa por sintomáticos respiratórios – pessoas que apresentam tosse há mais de 15 dias – realizada pela Atenção Primária à Saúde nas USFs, até o acompanhamento contínuo pela equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e pelo Centro de Especialidades.

“A tuberculose é transmitida por gotículas respiratórias expelidas por pessoas com a doença ativa. Os sintomas incluem tosse seca ou com catarro, dor nas costas, febre baixa, emagrecimento e perda de apetite”, explicou Ruth Méia Nunes.

Programação – Dia Mundial de Luta Contra a Tuberculose

19/03 – 14h
Centro de Especialidades
Sensibilização e instituição de protocolo de busca ativa por sintomáticos respiratórios
Público-alvo: Recepção, guardas e técnicos de enfermagem

20/03 – 04h30

Hospital Municipal Mariana Maria de Jesus
Palestra sobre tuberculose para equipe de profissionais do hospital
Enfermeiros responsáveis: Ruth Méia Nunes, Thayná Palácio e Júlio Ribeiro

26/03 – 14h

Unidades de Saúde da Família
Palestra sobre tuberculose para médicos e enfermeiros das USFs

Sair da versão mobile