O Programa Juventude Ativa de Quissamã formou na última segunda-feira 111 jovens da terceira turma. O evento foi realizado no auditório da Prefeitura e reuniu autoridades e familiares dos formandos. O programa foi criado em 2021 e já beneficiou mais de 300 jovens entre 18 e 23 anos, oferecendo a primeira experiência profissional.
O Juventude Ativa é um Programa Municipal de Aprendizagem Profissional e oferece a possibilidade de capacitar jovens nas funções de auxiliar de logística, auxiliar de produção e auxiliar administrativo. Dentre os benefícios estão carteira assinada e salário mínimo, além de ampliar as chances dos mesmos de ingressarem no mercado de trabalho.
Presente no evento, o prefeito Marcelo Batista destacou a importância do programa e como ele pode transformar a realidade dos jovens de Quissamã e região.
“Estamos trabalhando para dar continuidade a projetos que transformam vidas. E, junto com a Prefeitura, podemos promover qualidade de vida, que é o que mais importa no serviço público.”
A vice-prefeita Sabrine Pereira ressaltou o impacto do programa na trajetória dos participantes. “Eu sou fruto de um projeto como esse. Entendo na pele a importância dessa iniciativa e sei como o aprendizado adquirido faz diferença. Vocês saem daqui hoje mais preparados, com a certeza de que podem conquistar um futuro melhor.”
O secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Lucas Pacheco, reforçou o papel pioneiro do Juventude Ativa e anunciou novas iniciativas: “O programa é uma referência na capacitação e inserção dos jovens no mercado de trabalho. Agora, vamos oferecer cursos para confecção profissional de currículos e emissão de cartas de apresentação, para potencializar as chances de emprego”, destacou.