A Prefeitura de Quissamã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na quarta-feira (16), na sede da Vigilância em Saúde, uma ação de Promoção em Saúde com foco na segurança no comércio de bebidas destiladas. O encontro teve como tema “Cuidados gerais na compra, na venda e no destino final dos recipientes de bebidas destiladas”.
A iniciativa teve como principal objetivo orientar os comerciantes locais sobre boas práticas de manuseio e descarte de recipientes, contribuindo para a prevenção de riscos à saúde pública e para o fortalecimento das medidas de combate à fraude e à contaminação por metanol, situações já registradas em outros estados do país.
A atividade foi direcionada a proprietários de depósitos de bebidas, supermercados e Microempreendedores Individuais (MEIs) que atuam na comercialização desses produtos. Além das orientações técnicas, a ação também reforçou a importância da responsabilidade compartilhada entre poder público e comerciantes na promoção da segurança e da saúde da população.
“A proposta foi oferecer informações e orientações que auxiliem os empreendedores locais a adotar boas práticas no comércio e na destinação dos recipientes de bebidas. A educação em saúde é uma das melhores formas de cuidar da nossa população”, destacou a vice-prefeita e secretária municipal de Saúde, Sabrine Pereira.
Participaram da reunião os integrantes da equipe da Vigilância em Saúde — os fiscais Everaldo Reis e Michelle Pacheco, o técnico Fernando Rodrigues e o médico-veterinário Júlio César Figueiredo.
“A principal motivação da reunião foi abordar a preocupação com a possível presença de bebidas adulteradas, incluindo casos de intoxicação por metanol registrados em outras regiões. Felizmente, não há nenhum histórico desse tipo de ocorrência em Quissamã. A ação teve caráter preventivo e reforçou a importância do diálogo com os comerciantes para garantir segurança e responsabilidade no setor”, ressaltou o fiscal Everaldo Reis.
O coordenador de Vigilância em Saúde, Leonardo Barcelos, reforçou que ações educativas como essa fortalecem o vínculo entre o poder público e o comércio local, contribuindo para uma cidade mais informada e saudável.





















