A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Quissamã vai abrir nesta terça-feira (11) o período de pré-matrícula para o ano letivo de 2026. Segundo informações, esse processo é voltado para novos alunos ou aqueles que desejam mudar de unidade escolar tanto na Educação Infantil como no Ensino Fundamental.
O prazo divulgado para a pré-matrícula será até 2 de dezembro e contempla também a Educação para Jovens e Adultos (EJA). De acordo com a Semed, o município está oferecendo 1.436 vagas, sendo 122 delas destinadas à EJA.
De acordo com a diretora do Departamento de Supervisão Educacional, Alexandra Mathias Netto, a pré-matrícula será realizada de forma on-line, pelo Portal da Prefeitura, mas também haverá um ponto de apoio na sede da Semed, no prédio da Prefeitura de Quissamã, para os interessados em vagas no Berçário I, Berçário II e Maternal I. O atendimento presencial será de segunda a quinta-feira, das 8h30 às 11h, e às sextas-feiras, das 14h às 16h30.
“O formulário estará disponível no Portal da Prefeitura, e, além disso, pais ou responsáveis que desejarem vagas nas creches Rachel Francisca Carneiro da Silva, Júlia Pessanha de Souza, CMEI Manoel Ribeiro e CMEI Raquel Maria de Queirós Mattoso também podem retirar o formulário diretamente na unidade”, explicou Alexandra.
O resultado da pré-matrícula será divulgado no dia 19 de dezembro, no Portal da Prefeitura e também nas escolas e creches do município.
A matrícula para novos alunos da Educação Infantil (Creche e Pré-Escola) e do Ensino Fundamental – Nível 1 será realizada de 22 a 30 de dezembro. Já os alunos do Ensino Fundamental – do Nível 2 ao 9º ano e da EJA (I a IX fase) deverão efetuar a matrícula de 5 a 30 de janeiro de 2026. O atendimento em todas as unidades acontecerá de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia.
O secretário de Educação, José Henrique Abreu, destacou o compromisso da Prefeitura com uma educação pública de qualidade e acessível a todos.
“Estamos garantindo mais de 1.400 vagas em uma rede que oferece ensino de excelência, com estrutura, acolhimento e acompanhamento pedagógico. Nosso objetivo é assegurar que todas as crianças, jovens e adultos tenham acesso à escola e à educação que transforma vidas”, ressaltou o secretário.




















