O talento quissamaense está ganhando destaque internacional. Kauê Abreu Chagas, de 21 anos, estudante do 8º período de Medicina em Itaperuna, foi selecionado para participar do ESC Congress 2025 together with World Congress of Cardiology, um dos mais importantes eventos da cardiologia mundial, que será realizado entre agosto e setembro em Madri, na Espanha.
Durante o congresso, Kauê terá a oportunidade de apresentar, em inglês, duas pesquisas científicas relevantes desenvolvidas ao longo de sua formação acadêmica — um feito que reforça a presença da juventude brasileira na produção científica global.
Atualmente, Kauê é bolsista do Programa de Bolsas Universitárias da Prefeitura de Quissamã, coordenado pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED). O programa, que também apoia outros dez estudantes de Medicina, é um exemplo do impacto positivo das políticas públicas no incentivo à educação superior e na formação de profissionais qualificados.
O reconhecimento de Kauê no cenário internacional é motivo de orgulho para Quissamã e um reflexo direto do investimento público no potencial da juventude local. O sonho de cursar Medicina vem desde a infância. Agora, o foco é concluir a graduação e se preparar para a especialização em cirurgia geral. Sobre os trabalhos que levará ao congresso, Kauê explica:
“Participar de um congresso mundial como o ESC, em Madri, é a realização de um sonho e o resultado de muito estudo. Vou apresentar um trabalho sobre anticoagulantes em pessoas com fibrilação atrial e cardiomegalia e outro, como coautor, sobre a prevenção de aterosclerose em pacientes com lúpus. Essa oportunidade só foi possível graças à educação que tive e, especialmente, ao apoio fundamental da bolsa de estudos da Prefeitura de Quissamã, que me permitiu cursar Medicina. É uma honra levar a pesquisa e o nome da minha cidade para um palco tão importante. Meu maior desejo é, um dia, poder retornar a Quissamã e aplicar todo esse conhecimento no Hospital Municipal Mariana Maria de Jesus”, afirmou o estudante.
O prefeito Marcelo Batista celebrou a conquista do bolsista. “A ida do Kauê para um congresso de tamanha relevância internacional é motivo de grande orgulho para Quissamã. Isso demonstra a excelência dos nossos estudantes e a importância do Programa de Bolsas Universitárias, que investe na educação e abre portas para um futuro promissor, não só para os jovens, mas para toda a comunidade que será beneficiada por esses profissionais”, destacou o prefeito.
A dedicação de Kauê aos estudos já lhe rendeu importantes publicações e experiências acadêmicas. Ele possui iniciação científica remunerada no Hospital do Câncer de Muriaé, é membro voluntário da Cochrane Library — uma das mais importantes bibliotecas de evidências científicas do mundo — e apresentou relato de experiência no pôster do 62º Cobem sobre a aplicação do protocolo SPIKES em um contexto oncológico.
Pesquisas aprovadas e publicadas
Recentemente, teve um trabalho aprovado para o Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia, com foco em pacientes com amiloidose cardíaca. Também publicou, como coautor, um estudo sobre o tratamento da osteomielite: Oral Versus Intravenous Antibiotic for Bone and Joint Infections: Systematic Review and Meta-Analysis of Randomized Controlled Trials (publicado na revista internacional Bone). O mais recente de seus trabalhos, também como coautor, foi publicado nesta segunda-feira (21), abordando a Doença de Chagas: Assessing the Role of ICD in Chagas Heart Disease: A Systematic Review, Meta-Analysis, and Meta-Regression — artigo aceito para publicação no Journal of Interventional Cardiac Electrophysiology.
Em 2023, um trabalho acadêmico de sua autoria em parceria com colegas, intitulado Estudo Comparativo entre as Cirurgias Oncológicas Convencionais e de Videolaparoscopia, foi aprovado para publicação nos anais do 3º Afya Global Meeting. Já em 2022, Kauê foi coautor da pesquisa Os Efeitos Psicológicos da Amputação de Membro, publicada na REINPEC — Revista Interdisciplinar do Pensamento Científico.