O projeto de regularização fundiária da Praia de João Francisco, desenvolvido pela Prefeitura de Quissamã por meio da Secretaria Municipal de Obras, Serviços Públicos e Urbanismo (SEMOB), foi selecionado para integrar a galeria de projetos do EU ESRI 2025, o maior evento de geotecnologia do país.
O anúncio foi feito nesta segunda-feira (11), durante uma reunião entre o prefeito Marcelo Batista, o secretário de Obras Junio Selem e a equipe da SEMOB. O encontro teve como objetivo celebrar a conquista e alinhar os próximos passos do projeto.
A escolha do trabalho para compor o painel de amostras do evento nacional evidencia o reconhecimento do uso estratégico da tecnologia na resolução de questões sociais. O prefeito Marcelo Batista destacou o comprometimento da equipe técnica envolvida e reforçou a importância do projeto na melhoria da qualidade de vida dos moradores da região.
“É uma honra ter esse projeto desenvolvido na nossa cidade e reconhecido em um evento de tamanho alcance e reconhecimento. Toda a equipe de trabalhadores da Secretaria de Obras se uniu para cada vez mais trazer desenvolvimento, e utilizando a tecnologia para que possamos avançar nessa temática tão importante. Isso passa por várias mãos e é Quissamã trabalhando para dar qualidade de vida para todos”, destacou o prefeito.
O projeto, coordenado pelo arquiteto e urbanista Márcio Mendonça Melo, utiliza ferramentas de geoprocessamento e aplicativos de pesquisa para otimizar o processo de regularização, tornando-o mais eficiente e transparente para a população.
“Esse trabalho já é conhecido da população de João Francisco, que é a regularização fundiária do bairro, e inscrevemos esse projeto no EU ESRI 2025. Nós utilizamos o software ArcGIS Pro para mostrar os imóveis que estão sendo inscritos e a regularização deles. Outro aplicativo, o Survey, está disponível para a população preencher os seus dados de regularização fundiária. Em breve, vamos utilizar mais um outro aplicativo para fotografar as fachadas”, detalhou Márcio.